sábado, 26 de dezembro de 2009

O Natal depois de Copenhaga


Eis o Pai Natal depois de aceitar as recomendações da Cimeira de Copenhaga ...

Menos gases, menos efeito de estufa ... mas menos magia natalícia também ...

Uma reflexão que lanço em fecho de ano - vale a pena "entrar em modas" desta forma tão absurda?

P.S - Aviso os nossos leitores que já os andamos a chatear há 200 "posts" ... Coitados ...

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Um Feliz Natal


A equipa que compõe o blog "Verdades Portuguesas" deseja a todos os nossos leitores e amigos que fazem a fineza de nos visitar (coitados ...) um Natal Excelente e um 2010 pleno de realizações.

Para 2010, o nosso repto é continuar a dizer umas boas verdades, doa a quem doer!

Boas Festas!

Adriano Pinho
Amílcar Azevedo (Tiago SS)
Ana Salomé Neves
André Morais
Gonçalo Marques
Miguel Santos Silva

P.S :-) Esperemos que este nosso postal de natal seja inspirador ... LOL

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Medicina Oftalmológica

Uma noticia já antiga, mas que penso que valerá recordar:

Médico espanhol fez 234 cirurgias em seis dias

Quem se recorda desta noticia? Muita gente decerto. No entanto há algo aqui que me choca ... A falta de sensibilidade para a Saúde humana, neste caso oftalmológica. Dir-me-ão ... "Estás-te a esquecer que é preciso financiar os equipamentos e as equipas, e este médico já tem 2 consultórios, pode facilmente suportar os custos ..." OK. Têm razão. Ou será que têm ? Algo nesta história me confunde, como sempre algo me confunde. Os hospitais têm o equipamento para fazer este tipo de cirurgia? Vejamos:

"o médico fez deslocar a sua equipa e ainda o microscópio e o facoemulsificador"

O microcópico do hospital provavelmente não seria o mais adequado, mas adiante ... Uma breve pesquisa revelou o que era este falcoemulsificador:

"O Facoemulsificador é um moderno equipamento computadorizado que opera a facectomia, através de um pequeno orifício de 2,5mm, onde a ponta da caneta do faco é introduzida no olho e emite uma energia ultra-sônica que emulsifica (liquefaz) o cristalino, removendo-o através de uma aspiração. A cápsula posterior do cristalino é deixada, na íntegra, para acomodar a lente intra-ocular, que tem o grau previamente medido através de exames para cada paciente. A alguns anos atrás, devido a ausência da lente artificial, o paciente tinha que usar óculos com lentes grossas e pesadas. Com essa técnica, os óculos só serão necessários para enxergar de perto e eventualmente para descanso da vista. A visão poderá ficar um pouco turva nos primeiros dias, melhorando bastante na primeira semana."

Hm ... OK. Talvez esteja explicado porque o processo não é aplicado nos hospitais ... não têm o equipamento! Ou será que sim? Há quem diga que sim, e quem diga que não. Fica a dúvida. Relativamente aos conhecimentos... Sim, estes existem. Afinal de contas, cada médico português faz 50 cirugias na medicina publica para depois ir fazer o resto para a privada e cobrar bem cobradinho cada tostão... Aparentemente uma cirurgia a cada olho com o mesmo processo, numa clínica privada é apenas a módica quantia (aprox.) de 2000€ ... Uma pechincha para quem não quer ficar ... CEGO.

Mais promenores que me fazem confusão... Como é que o médico espanhol conseguiu fazer METADE do preço... E como é que o estado comparticipa METADE do preço desta operação. Compreendo que o estado tenha que "extinguir" as listas de espera, mas por outro lado parece estar a "alimentar" o problema.

Pensamento do dia: A noticia poderá ser já antiga (de 2008) mas conhecendo este pais, quase que juro a pés juntos que está praticamente na mesma ... Espero os vossos comentários.

Referencias:
http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=997266
http://porreiros.blogspot.com/2008/05/assim-no-h-catarata-que-resista.html

domingo, 13 de dezembro de 2009

O pacífico Obama


O Nobel da Paz, Barack Obama ...

Claro que os 30.000 que foram enviados para o Afeganistão são um mero pormenor de gestão ... da paz ...
Há diferenças entre a política de George W. Bush e a de Barack Obama nesta matéria?
Ler este excelente artigo de João Miranda e descobrir as diferenças ...

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A Restauração ... dos Imperialismos

Apesar de todas as ofensivas para nos alienar soberania - seja pela via da UE, seja da NATO, seja de outros organismos - o que mais importa é que continuamos a ser uma das nações mais sólidas, do ponto de vista da sua historicidade, do mundo.

Apesar da hora ser trágica - entrou precisamente hoje em vigor o funesto Tratado de Lisboa - o que se pede é que façamos aquilo em que somos realmente bons: resistir e dar continuidade ao legado fantástico que é Portugal

Viva D. João IV! Viva Portugal