domingo, 28 de março de 2010

As possiveis consequências da Hora do Planeta...

A Hora do planeta é uma iniciativa destinada a alertar os lideres mundiais à preocupação das populações sobre a energia e o ambiente. Para que o alerta seja emitido, foi acordada uma hora, durante a qual não é consumida energia. Todos deverão apagar as luzes e tudo o que consuma electricidade durante esta hora.

Por mais bela e interessante que esta medida seja, não é muito boa. O consumo de pico, isto é, o consumo de energia que ocorre ao ligar um equipamento, a ocorrer todos ao mesmo tempo, poderá ter implicações energéticas graves a nível da nossa rede de distribuição eléctrica. O recomendável, é não usar ou não seguir estritamente a hora de "apagão", ligando e desligando imediatamente mal comece e mal acabe a iniciativa. É preciso ter cuidado com algumas iniciativas para não as seguir à risca, pois por melhor que a ideia possa ser, poderá acarretar consequências negativas por falta de conhecimentos técnicos.
Por outro lado, pensem assim: onde é que se deverá atacar para poupar energia ? Quais são os equipamentos que mais consomem energia e porquê o seu uso ? Será que são necessários ? E como poderemos produzir mais energia, de forma económica, viável e acessível ? Acho que chegaríamos a conclusões mais interessantes ... Talvez ... Direi eu.

Num aparte, parece que 20% dos homens são vitimas de violência domestica ... Bem hajam as peixeiras !!


Fontes:
  • http://jpn.icicom.up.pt/2009/03/28/hora_do_planeta_podera_levar_a_oscilacoes_no_sistema_de_energia.html
  • http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1528833

sábado, 13 de março de 2010

A Nova PIDE

Peço desde já desculpa a todos, mas este vai ser 1 artigo redigido sem uma única imagem, talvez devido à minha longa ausência deste palco, talvez devido à pertinência deste assunto.

Todos sabem quem foi a PIDE. Ignorante é dizer pouco daqueles que afirmam o contrário. E o mesmo poder-se-à dizer daqueles que aceitaram Salazar com o maior português de todos os tempos.... Ou será ?

Face a toda esta "crise" entre Sócrates e o Sol, PSD, PS e companhia ... apenas digo isto: É tudo igual. Porque razão direi algo assim ? Vejamos a "entrevista" que Henrique Granadeiro forneceu aos deputados da comissão parlamentar. Defendeu Sócrates (algo que já nem interessa para o caso), mas ainda acusou o governo PSD de fazer pressões e isso levar à sua demissão. Pior ainda, tal situação foi confirmada por Pedro Tadeu.

Os adeptos do PSD irão dizer o que Morais Sarmento já disse: "Ah e tal, é 1 disfarce, 1 concluo, 1 desvio!!"... Ou algo do tipo. Ironicamente, só cai nisso quem... é burro ou algo que o valha. Querem que acredite que um partido com uns tentáculos grandes e bem assentes, não consegue fazer algo do género e fazer bem feito? Se não for bem feito, pelo menos bem abafado fica de certeza ! E tudo para controlar a nova PIDE: o "mercado" de informação e de manipulação das massas. A realidade é esta: informação é poder. Manipular informação que chega ás massas, é manipular as próprias massas. E, como se costuma dizer.... "O Poder corrompe"... Já começo a perceber o porquê da eleição de Salazar já referida, e porque razão os políticos corruptos escandalosos continuam no poder ... Toda a gente sabe, ao menos não o fazem às escondidas! ...
Será que a eleição de Salazar para maior português foi mesmo correcta ?

Fica a sugestão, dada o panorama nacional ...


Num pequeno aparte... O que é feito de Portas ? Será que desapareceu para destino incerto ?

Fontes:
  1. http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1514897
  2. http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1515214
  3. http://w3.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=1515238&seccao=Media

quarta-feira, 10 de março de 2010

A Razão dos Justos


Na civilização da imagem e da publicidade, um logro muito bem vestido e com boa imagem (com "liftings" e "botox") pode "vencer", eleitoralmente, a experiência, a serenidade, a anti-política (no fundo) e a verdade.

Serve isto para dizer que, com a ilusão ignara da facilidade e a manipulação retórica do discurso político, o povo português (felizmente não todo) preferiu um vigarista, um mentiroso e um desqualificado como José Sócrates a uma pessoa íntegra, vertical e rigorosa como Maria Manuela Dias Ferreira Leite.

Manuela Ferreira Leite tinha TODA a razão quando denunciou o endividamento galopante e a necessidade de conter o investimento "faraónico" para que, antes de tudo o mais, se pagasse o que se deve - princípio que, para o PS, é "letra morta"...

Sócrates disse que não - claro... Era o futuro que estava em causa... o país não podia ficar parado com "complexos salazarentos" e outras patacuadas... etc... etc...

Afinal quem tinha razão?

Quem sai vitorioso?

Manuela Ferreira Leite e o principal partido da Oposição - o PSD.

Que, mérito lhe seja feito, tem apresentado muita lucidez nesta área particular.

A Presidente do PSD "sai de cena" com grande dignidade e com mais uma vitória política pessoal.

Para ela a minha homenagem e o meu respeito mais vivo.

quarta-feira, 3 de março de 2010

A dimensão do buraco


Num olhar de relance pelo Orçamento de Estado para 2010 ficamos a conhecer algumas das "pérolas":
  • Vencimento dos Deputados - 12 milhões e 349 mil euros

  • Ajudas de custo dos Deputados - 2 milhões e 724 mil euros

  • Transporte dos Deputados - 3 milhões e 869 mil euros

  • Deslocações e Estadas - 2 milhões e 363 mil euros

  • Assistência Técnica (?) - 2 milhões e 948 mil euros

  • Outros trabalhos de especialidade (?) - 3 milhões e 593 mil euros

  • Refeições e Alimentação - 961 mil euros

  • Subvenções aos grupos parlamentares - 970 mil euros

  • Equipamentos Informáticos - 2 milhões e 110 mil euros

  • Outros investimentos (?) - 2 milhões e 420 mil euros

  • Edifícios - 2 milhões e 686 mil euros

  • Transferências diversas (?) - 13 milhões e 506 mil euros

  • Subvenção aos partidos com representação parlamentar - 16 milhões e 977 mil euros

  • Subvenções campanha eleitoral - 73 milhões e 798 mil euros

TOTAL DA DESPESA ORÇAMENTADA: 191. 405. 356,61 Euros

in "Diário da República - I Série - 10 de Fevereiro de 2010 (Resolução da AR nº 11/2010)"