terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Medicina Oftalmológica

Uma noticia já antiga, mas que penso que valerá recordar:

Médico espanhol fez 234 cirurgias em seis dias

Quem se recorda desta noticia? Muita gente decerto. No entanto há algo aqui que me choca ... A falta de sensibilidade para a Saúde humana, neste caso oftalmológica. Dir-me-ão ... "Estás-te a esquecer que é preciso financiar os equipamentos e as equipas, e este médico já tem 2 consultórios, pode facilmente suportar os custos ..." OK. Têm razão. Ou será que têm ? Algo nesta história me confunde, como sempre algo me confunde. Os hospitais têm o equipamento para fazer este tipo de cirurgia? Vejamos:

"o médico fez deslocar a sua equipa e ainda o microscópio e o facoemulsificador"

O microcópico do hospital provavelmente não seria o mais adequado, mas adiante ... Uma breve pesquisa revelou o que era este falcoemulsificador:

"O Facoemulsificador é um moderno equipamento computadorizado que opera a facectomia, através de um pequeno orifício de 2,5mm, onde a ponta da caneta do faco é introduzida no olho e emite uma energia ultra-sônica que emulsifica (liquefaz) o cristalino, removendo-o através de uma aspiração. A cápsula posterior do cristalino é deixada, na íntegra, para acomodar a lente intra-ocular, que tem o grau previamente medido através de exames para cada paciente. A alguns anos atrás, devido a ausência da lente artificial, o paciente tinha que usar óculos com lentes grossas e pesadas. Com essa técnica, os óculos só serão necessários para enxergar de perto e eventualmente para descanso da vista. A visão poderá ficar um pouco turva nos primeiros dias, melhorando bastante na primeira semana."

Hm ... OK. Talvez esteja explicado porque o processo não é aplicado nos hospitais ... não têm o equipamento! Ou será que sim? Há quem diga que sim, e quem diga que não. Fica a dúvida. Relativamente aos conhecimentos... Sim, estes existem. Afinal de contas, cada médico português faz 50 cirugias na medicina publica para depois ir fazer o resto para a privada e cobrar bem cobradinho cada tostão... Aparentemente uma cirurgia a cada olho com o mesmo processo, numa clínica privada é apenas a módica quantia (aprox.) de 2000€ ... Uma pechincha para quem não quer ficar ... CEGO.

Mais promenores que me fazem confusão... Como é que o médico espanhol conseguiu fazer METADE do preço... E como é que o estado comparticipa METADE do preço desta operação. Compreendo que o estado tenha que "extinguir" as listas de espera, mas por outro lado parece estar a "alimentar" o problema.

Pensamento do dia: A noticia poderá ser já antiga (de 2008) mas conhecendo este pais, quase que juro a pés juntos que está praticamente na mesma ... Espero os vossos comentários.

Referencias:
http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=997266
http://porreiros.blogspot.com/2008/05/assim-no-h-catarata-que-resista.html

1 comentário:

  1. Caríssimo

    Eu diria que é tudo uma questão de "ter olho" :-)

    Para a saúde, para o negócio e para o bem estar individual ...

    Enquanto uns lutam pela sobrevivência, outros procuram encher a carteira com mais uns "tostões" ...

    Há muito que a Ciência de Hipócrates é por muitos tida como usurária e interesseira ... A vida é um bem tão inestimável e sem preço que para a manter muitos são capazes de tudo ...

    Até de "ter olho" para a insensibilidade social e humana.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar