domingo, 28 de março de 2010

As possiveis consequências da Hora do Planeta...

A Hora do planeta é uma iniciativa destinada a alertar os lideres mundiais à preocupação das populações sobre a energia e o ambiente. Para que o alerta seja emitido, foi acordada uma hora, durante a qual não é consumida energia. Todos deverão apagar as luzes e tudo o que consuma electricidade durante esta hora.

Por mais bela e interessante que esta medida seja, não é muito boa. O consumo de pico, isto é, o consumo de energia que ocorre ao ligar um equipamento, a ocorrer todos ao mesmo tempo, poderá ter implicações energéticas graves a nível da nossa rede de distribuição eléctrica. O recomendável, é não usar ou não seguir estritamente a hora de "apagão", ligando e desligando imediatamente mal comece e mal acabe a iniciativa. É preciso ter cuidado com algumas iniciativas para não as seguir à risca, pois por melhor que a ideia possa ser, poderá acarretar consequências negativas por falta de conhecimentos técnicos.
Por outro lado, pensem assim: onde é que se deverá atacar para poupar energia ? Quais são os equipamentos que mais consomem energia e porquê o seu uso ? Será que são necessários ? E como poderemos produzir mais energia, de forma económica, viável e acessível ? Acho que chegaríamos a conclusões mais interessantes ... Talvez ... Direi eu.

Num aparte, parece que 20% dos homens são vitimas de violência domestica ... Bem hajam as peixeiras !!


Fontes:
  • http://jpn.icicom.up.pt/2009/03/28/hora_do_planeta_podera_levar_a_oscilacoes_no_sistema_de_energia.html
  • http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1528833

3 comentários:

  1. Isto está um pouco desactualizado e parado! Não é justo.

    PALAVROSSAVRVS REX

    ResponderEliminar
  2. Pois ... Peço desculpa por isso.

    De momento estamos todos com cada vez menos tempo ...

    Brevemente iremos inserir novos posts :).

    ResponderEliminar
  3. Caro Palavrossaurus, boa tarde

    Obrigado pela sua atenção e pela sua visita amiga aos nossos conteúdos...

    Estou embrenhado no meu Doutoramento e na preparação de várias actividades - o mesmo estende-se a muitos colegas, pelo que faço aqui o meu "mea culpa", prometendo estar um pouco mais atento à actualização do "Verdades"

    Um abraço amigo

    ResponderEliminar