sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Papa da Esperança


Bento XVI, o sucessor de Pedro, é natural da "fria" Germânia e tem fama de "rígido", "pouco simpático" e "ultramontano" perante a voragem incessante e caleidoscópica da mudança.

Tive hoje o grato prazer de estar presente na grandiosa - e acima de tudo bela - eucaristia que o Sumo Pontífice rezou na Avenida dos Aliados. Em tempos de incerteza, de descrença, de profunda desesperança nos governantes, na ciência e nos credos efémeros da moda, dos "lugares comuns" e dos evangelhos do "pronto a consumir", foi bom ver um homem octogenário, reputado de reaccionário e "nazi" (quanta ignorância, quanta injustiça...) a falar nestes termos:

- "A Igreja tem que perceber os sinais dos tempos"

- "Portugueses: tende esperança"

- "O coração do Homem está vazio e é essencial que nele entre a mensagem luminosa de Cristo Ressuscitado"

- "A cidade do Porto é a cidade da virgem "

Perante a beleza da manifestação popular - aberta e sincera - não pude deixar de me comover e de perceber a força imanente do dia histórico que hoje vivi...

Obrigado, Papa Bento XVI, por ter enchido os nossos corações de Esperança, de Amor e de Alegria e na descoberta das coisas simples...

É bom saber que na cadeira de Pedro temos um ser humano "de carne e osso", que nos ouve e que está atento ao mundo em seu redor, demonstrando um enorme sentido de responsabilidade

VIVA O FUTURO!

7 comentários:

  1. Essa do Papa ser o sucessor de Pedro nunca vi escrito em qualquer Bíblia incluindo a Vulgata (versão católica «não Cristã da Biblia»)faça uma exegese de Mateus 16:a patir do vers.13 e verá que o que lhe ensinaram na cataquese não é o que está escrito na Biblia.Eu como Cristão que tento ser gostaria que a cidade do Porto fosse uma cidade de Cristo em vez de uma cidade da virgem. E é pelo facto de o coração do homem estar vazio que consegue entrar nele (Coração) todo o tipo de ensinamento, o triste é que ele venha de um senhor que a Religião católica endeusou e auto-entitolou de «representante de Cristo na terra». DEUS NÃO DIVIDE A SUA GLÓRIA COM NINGUÉM.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, anómimo

    Como sabe o verso "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja" (Mateus 16, 18) refere-se ao momento de "transmissão do testemunho" entre Jesus e Pedro na liderança da Igreja Cristã.

    Tendo Pedro sido o primeiro pontífice, não é muito difícil perceber que o seu sucessor, São Lino (e todos os restantes mais de 200 pontífices) sejam designados "sucessores de Pedro".

    Deus não divide, Deus une... Mas há algo que é essencial: quem dividiu não foi a Igreja Católica Romana, mas quem dela quis saír...

    É importante recordar que no tempo de Cristo não existiam Patriarcas Cerulários, nem Lutero, nem Calvino, nem Henrique VIII... Mas apenas e tão só a Igreja de Cristo (Católica,porque universal) e dos seus discípulos (apóstolos e leigos), onde pontificaram Pedro e Paulo

    Quem dividiu afinal???

    ResponderEliminar
  3. Foi a partir de todos esses pensamentos que os «autoritários» se conseguiram impor... Julgavam-se donos da verdade...Mas a igreja católica é de Cristo ou da rainha do céu? Nunca vi ninguém (dentro da igreja catolica) arrastar-se para Cristo...Mas sim para a rainha do céu...tal como em jeremias 7:8 «provocam Deus á ira» Fique sabendo que não Luterista nem Calvinista etc,tento ser tanto ou mais Cristão católico como você, mas já é tempo mudar, não podemos ficar agarrados aos tradicionalismos temos de dizer toda a verdade(Cristo) ao povo senão vão perecer na ignorancia...como em Isaías 5:13 Jeremias 10:14 e Oséias 4:6 entre outros. Muitas bençãos.

    ResponderEliminar
  4. Muito Obrigado pelo seu comentário.

    Creio que há espaço para todos - para Cristo, para a Sua Mãe, para todos os apóstolos e discípulos do Senhor...

    Mas não me parece mal que tenhamos um carinho especial pela figura da Mãe enquanto gérmen criador de toda a vida. Creio ser uma benção quando as nossas mães estão vivas e ao nosso lado!

    A Igreja de Cristo tem essa enorme vantagem: é inclusiva e congragadora (mesmoo nas suas várias tendências). E todos são chamados à Casa do Pai... e da Mãe.

    As maiores saudações em Cristo e obrigado pela sua participação

    ResponderEliminar
  5. Só mais uma vez- Releia novamente o que eu escrevi.Nunca eu disse nada contra a Mãe do Filho de Deus. Eu só me oponho e (esta não passa da minha opinião)contra (os senhores) que pegaram em, Maria a Mãe de Jesus, Mulher e Mãe com o menino no regaço e mesmo a amamentar, para a transformarem na «rainha do céu, mãe de deus e sempre virgem coberta com um manto cheio de luz e fizeram da Cova da Iria; Fátima(muçulmana) Tirando o Louvor a quem é devido para o colocarem numa outra entidade. Muitas Bençãos

    ResponderEliminar
  6. Finalmente uma discussão sadia...sim senhor! Parabéns aos dois, anónimo e a si Gonçalo.
    Podem continuar...
    Um abraço
    C. Osório

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida, cara Conceição :-)

    Uma discussão saborosa, porque rica em argumentos e muito interessante.

    Creio que o culto mariano se tem desenvolvido de forma intensa pela referenciação maternal e pelo aconchego que traz aos crentes.

    É indiscutível o ecumenismo da mensagem de Fátima (e aliás o anónimo fala e muito bem no facto de Fátima ser também o nome da filha de Maomé) e de tantos outros santuários marianos em todo o mundo.

    Obrigado pela sua participação.

    Um abraço

    ResponderEliminar