quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Descrédito


O que será de um país que deixou de crer? Um país que deixou de ser país e mais não é que um "reino de cafres"...?

Este país que vive à deriva, sem referências, sem qualquer ponta de credibilidade e - o que é pior - em que a Justiça passou a ser um mero exercício escatológico para se transformar numa prática apenas conveniente aos poderosos e mais influentes...

Serve este prólogo para que todos reflictamos no que se está a passar na actualidade judiciária: o que vai ser do caso "Casa Pia"? o que foi já - parece que sim - o caso "Freeport"? o que se passou em tantos - demasiados - outros "casos", como o caso BCP, o caso BPP, o caso Moderna, o caso Independente, etc... etc... etc...
Que credibilidade tem o "Ministério Público" (que mais não deveria ser que o Ministério do Civismo, da Honra e da Justiça) para acusar pessoas que roubam para sobreviver (porque esta sociedade injusta e iníqua não é capaz de lhes dar oportunidades de emprego e de subsistência) e "ilibar" grandes plutocratas que roubam milhões, fogem para paraísos fiscais e, ainda por cima, lesam o tesouro público com prejuízo para todos??
A tudo isto, Pinto Monteiro assiste mudo e calado, bem ao jeito da "silly season"...

Maria José Morgado elegeu o futebol e Pinto da Costa como seu alvo de estimação, dizendo que os magistrados que trabalhavam no caso "Apito Dourado" deveriam apresentar resultados e "fazer o que deveria ser feito"... suponho que esta magistrada - por sinal também Procuradora-Geral Adjunta quisesse antecipar-se ou "acelerar" o apuramento da verdade, num verdadeiro exercício inédito na justiça portuguesa... mas a mesma celeridade não pede para banqueiros, políticos e outros agentes públicos que entram no bolso do contribuinte e roubam com todas as mãos para que um punhado de muito poucos "toquem viola"... e pior: se safem de responder perante as autoridades...

Um país que não é capaz de ser justo deve (re)pensar-se e analisar se vale a pena continuar assim...

Está visto que quem tem razão - apesar de tantas críticas da "esquerdalha" intelectual - é Cavaco Silva: Portugal vive, mesmo, uma situação "insustentável"

4 comentários:

  1. Já há por aí quem queira ecrescentar um novo Artigo ao Código Penal. E uma nova denominação para a (In) justiça Portuguesa: - «JUSTIÇA FREEPORTIANA»ag

    ResponderEliminar
  2. Bem, para começar, se Cavaco tem razão, deve ser milagre: Raríssimas são as vezes em que um politico tem razão, seja lá ele quem for.

    Mas continuemos em frente. Observemos a justiça portuguesa. Não faz nada nem quer fazer. Parece-me muito bem!... Se já o segredo de justiça (inexistente) mais parece 1 desculpa para o arrastamento de julgamentos durante ANOS (sobre o qual já falei), também é facto que estes poderes estão cada vez mais corrompidos pela opinião popular e pelos poderes políticos.
    Temos como casos óbvios o do Apito Dourado e o Pinto da Costa, que já foi julgado e condenado publicamente várias vezes, e temos casos como o Freeport que, ao que me falaram, colocaram num relatório qualquer perguntas (aparentemente sem sentido ou lógica) que deveriam ter sido feitas e não fizeram. Contra mim falo ao dizer que percebi pouco desta historia, mas andar a jogar ao foi mas não foi ou poderá ter sido ... Não é justiça. Alias, para mim isto tudo começa a resumir-se em três palavras: Jogos de Poder. E já nem se dão ao trabalho de disfarçar.

    Acabo com a história dos poucos poderes. Os juízes não têm poucos poderes, até os têm a mais. Há pouco tempo ouvi falar duma história de que um juiz ameaçou de prisão uma pessoa por ter "apertado" no meio do trânsito. E isto fora o passar à frente das pessoas num multibanco, que aparentemente também já aconteceu. Acho que me enganei foi na profissão ...

    Um pensamento: Talvez os poucos poderes de que se queixam deve ser para tentar meter a casa em ordem ... Porque de resto fazem o que querem e sobra-lhes tempo !!!

    Se tiver tempo talvez perca algum tempo a ver quantos deputados são ligados à advocacia, directa ou indirectamente ... Talvez seja interessante ... Hm.

    ResponderEliminar
  3. Caro Adriano,

    Esqueçamos por momentos a tua antipatia pela figura e concentremo-nos no essencial: Cavaco tem razão - o país está "afogado" em descrédito, temos um PM que só faz vigarices, um Procurador-Geral que anda a brincar em vez de fazer investigação criminal e uma "pandilha" que controla o poder em Lisboa.

    Li ainda há pouco uma entrevista a Jardim Gonçalves, antigo homem forte do BCP, a dizer que o Governo "tomou de assalto" o BCP convencendo os maiores accionistas como a Sonangol, a Fundação Berardo, etc.. a votarem em Carlos Santos Ferreira, antigo Presidente da CGD (como é que do banco público se passa para o maior banco privado...).

    É incrível, vergonhoso mesmo, que estejamos a "gramar" esta escumalha, esta tralha, esta cambada de energúmenos que presentemente nos governa...

    Depois do direito ao nojo, temos o direito a uma MUDANÇA efectiva, porque isto assim não pode continuar...

    Um abraço amigo,

    ResponderEliminar
  4. O SR;PROFESSOR CAVACO JA ESTA EM AUTENTICA CAMPANHA ELEITORAL VOCES NAO SE APERCEBEM DISSO? SO NAO VE QUEM FOR CEGO.DEVIA SER MUITO MAIS INTERVENTIVO,EM OUTRAS OCASIOES,ERA ISSO QUE OS PORTUGUSES ESPERAVAM DELE,EM OCASIOES MAIS RECENTES,QUE NAO VOU AGORA EXPOR, O SR MARQUES, NAO SE DEIXE ENGANAR.A.V.M.M.

    ResponderEliminar