terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Império da Ignorância


Encontrei, através da rede social "Facebook", uma carta aberta do Maestro António Saiote, Docente na Escola Superior de Música e artes do Espectácullo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE-IPP) e (re)conhecido clarinetista e director de orquestra, dirigida aos seus conterrâneos de Loures (a propósito de uma inacreditável tomada de posição do autarca daquela localidade no ano do centenário da República), que bem ilustra o império da ignorância em muitas instituições de poder em Portugal.

É lamentável, sendo escrupulosamente verdadeira e inevitavelmente pressagiadora de uma condição periférica...

Passo a citá-la tal como a encontrei no "fora do carreiro":


"Queridos concidadãos,

Desde menino que ouvia relatos orgulhosos da república ter sido declarada a 4 de Outubro em Loures. Os meus avós, pais, amigos tinham esse feito como algo que nos distinguia dos de outras terras. Várias vezes me correram as lágrimas quando perfilado na banda de Loures tocava o Hino nacional. Aliás elas estão a correr agora!

Matarruanos e Republicanos

Há 2 anos falei com o presidente da Câmara alertando para a importância do evento e da dignidade que merecia. Informei também que a única vez que o Parlamento tinha reunido fora de São Bento tinha sido em Santo Antão do Tojal, facto dele desconhecido.

Lembrei que se tudo fosse preparado atempadamente e correctamente poderia obter financiamento da comissão nacional.

Esperava estar a tratar com pessoas que sabiam a diferença entre a obra-prima do mestre e a prima do mestre-de-obras!

Passaram 2 anos para obter uma resposta à minha proposta. Primeiro ela foi positiva e perante assessores tratámos de problemas logísticos e há 1 mês veio a cambalhota rasteira.

Por educação não vou definir a maneira como tudo foi mal tratado. Confundi o tipo de interlocutores ao serviço da nossa Câmara. Esqueci-me que há representantes de um novo partido em Loures e uma nova imagem por eles escolhida PCB - Partido do Caracol e da Bejeca.

Resta-me desejar que a nossa terra volte a ter pessoas ao seu nível e ao nível dos seus egrégios avós!"


António Saiote


Que mais dizer?

No blogue onde esta notícia é citada diz-se e muito bem: "publico, por ser merecedora de toda a divulgação, uma Carta Aberta do Maestro António Saiote aos seus Concidadãos. Loures, prossegue na ribalta pelas piores razões. Não é apenas a cultura que está a ser "estrafegada". É também a ética, os princípios e o respeito por aqueles que são reconhecidamente embaixadores de Loures e da sua cultura".

Sem comentários:

Enviar um comentário