quarta-feira, 30 de março de 2011

Reflexões sobre o futuro de Portugal (1)

1. Os Agentes Políticos

Deverão procurar credibilizar uma actividade em que todos somos implicados. A "política" é, de acordo com o grego, "a arte de bem governar a comunidade", ou "polis". Nesse sentido, para que essa boa governação seja efectiva, cabe a cada cidadão estar atento, dar a sua opinião e contributo para que o Estado e os Privados possam desenvolver a sua acção. De outro modo, seremos uma sociedade de "zombies" e cuja vitalidade é fraca...

Creio que chegamos ao grau zero (se é que já não mais!) da credibilidade dos políticos. Os jogos verbais, a baixa qualidade dos debates parlamentares e a pouca produtividade do governo são preocupantes... Que exemplo é dado ao País?

2. A Economia Nacional

Considero que os grandes problemas da economia nacional são:

- a falta de produção nacional
- a precariedade laboral e a flexibilização sem mais
- o aumento da idade da reforma e a diminuição de postos de trabalho
- a falta de investimento na efectiva modernização do país
- o desinvestimento no turismo (o grande sector da nossa economia)

Começo por estes e prosseguirei em vários posts...

4 comentários:

  1. Falta-te um outro problema da economia: a classe política Portuguesa !

    :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Gonçalo.

    Não podia concordar mais com o que disse, é deveras revoltante, ver que o pais se afunda, e que os políticos ainda lhe tiram as poucas bóias que tinham.
    Não pensam em cortar despesas desnecessárias e vaidosas e continuam a seguir pelo caminho de carregarem na classe trabalhadora, e ainda nos fazerem negaças com ordenados indecentes e prédios de gestão criminosos.

    Trinca

    ResponderEliminar
  3. Aguardo os teus próximos posts, e tentarei ir respondendo a partir da minha «casa nova»: http://conscienciavisceral.wordpress.com/
    Um já lá está...

    ResponderEliminar