sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O "low cost" ou o "barato sai caro"


Venho por este meio e "antes da ordem do dia" dizer aos nossos fiéis e prezados leitores que a inactividade deste blog - que explicaria, em primeira instância pela nossa bem amada "silly season" - se deve, antes de mais, à presença do colectivo "Verdades Portuguesas" em Terras de Sua Majestade, mais concretamente em Londres.

Passo, em seguida, para a narração de um insólito episódio que se passou com este grupo no Aeroporto de Stansted e que envolveu a companhia aérea Ryanair (a famosa companhia low cost "com as mais baixas taxas do mercado", como sempre gosta de nos lembrar).

No momento em que nos preparávamos para, depois do "check-in", carregar as nossas malas no voo que nos traria de regresso a Portugal (voo ryanair 8347, dia 8 de Agosto pelas 18.30h), somos informados no balcão "ryanair" (por um funcionário que nem sequer era desta companhia aérea) que dos 6 lugares que estavam RESERVADOS e PAGOS desde 11 de Abril de 2009 (portanto 4 meses antes, sem qualquer informação posterior da Companhia) apenas 3 pessoas poderiam ocupar o seu lugar no avião porque TODOS vieram reclamar os seus lugares e ninguém desistiu ...

A minha primeira reacção foi ficar atónito e perplexo - para não dizer revoltado e com uma enormíssima vontade de desconsiderar a educação que me foi dada pelos meus pais neste tipo de situações - perante esta situação ... Como era possível que, se todos apareceram, não houvesse lugares para quem pagou o seu voo com antecipação????

Explicações da Companhia:
  1. A Companhia recorreu ao "overbooking" (prática pelos vistos usual, mesmo em companhias "high" cost) - ou seja: vendeu mais lugares (que se traduzem em bilhetes) do que aqueles que tinha disponíveis no avião.

  2. A Companhia deu prioridade a quem fez o "check-in" online - quando até ao final do mês de Abril (mês em que fizemos a reserva) davam, ainda, a possibilidade deste poder ser feito no aeroporto (de modo tradicional).

Resultado de tudo isto:

  • Apenas o Miguel e Tiago Santos Silva (o Amílcar Azevedo do "Verdades Portuguesas"), bem como a Salomé Neves embarcaram

  • Eu, o Adriano Pinho e o (André) Morais tivemos que ficar no Aeroporto e esperar 24 horas por outro voo

Se querem saber qual o próximo episódio desta "saga" esperem pelo próximo post


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