quinta-feira, 10 de junho de 2010

Economia & Sociedade

Há já algum tempo, uma conversa habitual de almoço, foi abordado o tópico do impacto económico e da crise na própria sociedade. Decorrente desse mesmo tópico, foi-me sugerida a visualização de um vídeo, de 1 hora, referente ao colapso económico da Argentina:
Argentina's Economic Collapse
Apesar do longo vídeo extremamente detalhado, fiquei deveras surpreendido com todo o modelo implementado e demonstrado. A traição de Menes ao povo que votou nele, é típica em qualquer politico mundial. Mas tão profunda ? Tão descarada ? Com tal desprezo que os ricos ficaram super poderosos e o povo com medo de se revoltar ?
Mas eu quero ver os pontos chave, i.e., como e porque é que isto aconteceu ? Vejamos: o primeiro e fulcral factor aqui foi o endividamento externo, o qual atingiu valores ridiculamente elevados. Isto, como é óbvio, levou a vários problemas dentro do pais. Agora vejamos o que se passou com Menes. Atribuição de super poderes aos ministérios, que nem ditadores tiveram, tais como, o poder de privatizar companhias do estado. O que nos leva ao terceiro ponto. A corrupção. Esta era de tal forma elevada que, segundo o constatado no vídeo, o próprio poder ensinava a roubar. Quarto problema, a privatização. Segundo o Menes, nada deveria ficar nas mãos do estado. Muito má ideia, como se pode vir a constatar. Primeiro, instalou-se a ideia do que aquilo que era publico era mau. Depois, procedeu-se à venda das empresas estatais a preços de saldo ridículos, e ainda por cima algumas destas vendas cheias de irregularidades. A venda de empresas estratégicas para a economia do pais ditou o enterro final da sociedade argentina.

Dito isto ... Quem quer comparar o que se passou na Argentina ao que se está a passar cá ?

Sem comentários:

Enviar um comentário