terça-feira, 1 de junho de 2010

Basta de Injustiça


A introdução de portagens nas SCUT's do grande Porto, Norte Litoral e Costa de Prata (A28 entre Caminha e o Porto; A41 entre Perafita e Lousada; A42 entre Lousada e Felgueiras e A29 de Gaia a Aveiro) revela algumas das faces do actual poder socialista: o seu imenso centralismo e o seu imenso senso de iniquidade.

Como é sabido, em nome "do interesse nacional" e da "coesão territorial" - palavras gastas e vulgarizadas no compêndio do politiquês - a região norte (sim - a que tem mais desempregados em todo o país e uma das mais pobres da UE a 27) deverá fazer alguns "sacrifícios" para que se introduza igualdade (?!) e para que o princípio do utlizador pagador...

Longe vai o remoto ano de 2005 em que, no programa eleitoral do Partido Socialista (ler aqui), então triunfante na sua maioria absoluta, se escreviam "curiosidades" como esta:

"O melhor aproveitamento do potencial de desenvolvimento das várias regiões e cidades do país e o combate eficaz às disparidades existentes pressupõem a existência de estratégias de coesão territorial adequadas" (p. 97).

"Serão estimuladas iniciativas que contribuam para um sistema urbano mais policêntrico e para uma relação cidade-campo mais integrada e equilibrada, bem como para a promoção de factores de competitividade e equidade social. No quadro dessas políticas, permanecem necessárias medidas transitórias de discriminação positiva e mesmo alguns desvios ao princípio do utilizador-pagador. Todavia, o mais importante é potenciar o dinamismo dos sectores económicos que em cada região podem impulsionar o desenvolvimento e a sua integração em espaços mais vastos" (p. 98).

5 anos depois - o que mudou?

O NORTE É QUE VAI PAGAR A CRISE - permanecendo a Via do Infante, a CRIL e a CREL sem portagens...

E isto é que é "equidade social"...

Este governo socialista há muito provou que é uma "péssima" moeda! Basta!

2 comentários:

  1. Pois. Ainda mais grave é quando é assumido que eles nos "roubam" dinheiro para financiar as suas actividades ... Porquê? Porque o que interessa é Lisboa, o resto é paisagem.

    Eu estou aqui a falar porque também acabei por vir cá parar ... Condicionalismos de quem foi a entrevistas e diziam-lhe "Mas aqui (Porto) não temos nada ... Em Lisboa, se quiser, já temos isto e aquilo ..."

    ResponderEliminar
  2. "Porque o que interessa é Lisboa, o resto é paisagem"...

    Absolutamente de acordo.

    Por isso é que movimentos cívicos como este (http://nortesim.blogspot.com/) são cada vez mais necessários e urgentes!

    Um abraço,

    ResponderEliminar