segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Isabel Alçada e a sua nova aventura

7 comentários:

  1. Pois é, caríssimo...esta gente vai arranjando a sua vidinha como pode. Mais um rico tachinho para a senhora que mal entrou já promete! A ver vamos...
    Conceição Osório

    ResponderEliminar
  2. É verdade caríssima Conceição!

    Já entrou e mentir ... então não tinha sido convidada?

    Como se acreditássemos que Sócrates, jogador político por natureza, não fizesse cálculos antcipados e não tivesse contactado Isabel Alçada há já muito tempo ...

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Espero, muito sinceramente, que a senhora ministra contribua tanto para a educação de Portugal como contribuiu para a divulgação da História no público juvenil, pelas colecções "Uma aventura" e "Viagens no tempo" (com rigor histórico adaptadas ao imaginário juvenil). Vamos esperar...Afinal de contas, a anterior ministra também fez coisas boas!!


    Saudações e continuem com o blog!

    Marcelo M.

    ResponderEliminar
  4. Caro Marcelo M.
    A Dra. Alçada revelou competência com toda a certeza. Fazer história contada às criancinhas, por muito rigor que isso implique, é bem diferente do ofício de governar um Ministério da Educação...

    «Afinal a anterior ministra também fez coisas boas!!» MM
    Talvez! Mas evidenciou falta de competencia e irresponsabilidade na questão da avaliação dos professores (e não só...)! Não podemos estar constantemente a desculpar estes senhores que não percebem nada de governação...!
    Conceição Osório

    ResponderEliminar
  5. Caro Marcelo, bem vindo!

    Isabel Alçada tem, com toda a certeza, um perfil mais conciliador e diplomático que Maria de Lurdes Rodrigues - que me fazia lembrar a velha governanta desfasada da realidade ...

    O seu perfil pode permitir-lhe, espero, fazer mais "pontes" do que "incêndios" gratuitos ...

    A ver vamos ... Espero para ver ...

    Quanto à tua expressão: "Afinal de contas, a anterior ministra também fez coisas boas!!"

    Bem ... com dificuldade ... mmmmmmmmmm ... bem ... seuponho que te estejas a referir ao aumento das férias escolares (e mais trabalho para os prof's nas Escolas ...), ao Magalhães e ao Inglês ...

    Ou estarei enganado?

    Mas ... gostei do apontamento irónico

    Um abraço e obrigado pelas tuas saudações!

    ResponderEliminar
  6. Na realidade, não podemos afirmar que a anterior ministra foi "competente" - não é um adjectivo que lhe fique bem. Porém, Maria de Lurdes Rodrigues tem um outro adjectivo que caracteriza o seu reinado na educação: coragem. Coragem, sim, porque foi a única que teve a coragem de mexer na educação (ainda que, em alguns aspectos, mal), e de avançar com o processo de avaliação de professores, que tanta falta faz a esta classe a que pertenço.

    E se o modelo de avaliação não é dos melhores - reconheço isso - os sindicatos mais não fizeram que empatar este processo. Dos reais problemas da educação (facilitismo, pressões ministeriais sobre os professores, FALCATRUAS no processo de recrutamento...) não protesta o senhor do Bigode (leia-se Mário Nogueira).

    E, quanto à nova ministra "fazer história contada às criancinhas"... Bom, Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, nas suas obras de literatura juvenil, fizeram mais pela divulgação da história e pelo despertar do gosto pela história nos nossos jovens do que 95% dos professores de História que se encontram no activo!

    Abraços,
    Marcelo M.

    ResponderEliminar
  7. Caro Marcelo, bom dia

    "Porém, Maria de Lurdes Rodrigues tem um outro adjectivo que caracteriza o seu reinado na educação: coragem"

    Coragem de quê?
    De colocar as escolas em rebuliço?
    de colocar crispação numa classe que deveria ser incentivada - e não espezinhada?
    De apresentar um modelo avaliativo que data da década de 80 e que é apanágio dos últimos resquícios do "allendismo" no Chile?
    De ter "fabricado" estatísticas e diplomado pessoas "em chusma" através das "Novas Oportunidades"?
    Ou a coragem de ter dito que os Professores "trabalham pouco" (pondo todos no mesmo saco)?

    Só uma nota: a avaliação de professores não foi inventada por este governo ...
    Antes de 2005, qulquer docente que realizasse formação contínua (acções de formação) e fizesse demonstração do seu currículo e acção pedagógica era sujeito à subida de escalão (que não era automática apenas pelos anos de serviço ...)

    "Dos reais problemas da educação (facilitismo, pressões ministeriais sobre os professores, FALCATRUAS no processo de recrutamento...)"

    O que fez Maria de Lurdes Rodrigues para melhorar este teu diagnóstico?

    NADA ... 0

    "Bom, Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, nas suas obras de literatura juvenil, fizeram mais pela divulgação da história e pelo despertar do gosto pela história nos nossos jovens do que 95% dos professores de História que se encontram no activo!"

    As "viagens no tempo" foram, de facto, uma colecção marcante (a apaixonante).

    Mas isso em nada pode influenciar a nossa perspectiva sobre Isabel Alçada ... A ver vamos ...

    A procissão ainda vai no adro

    Obrigado pela tua participação no nosso blog. Um grande abraço

    ResponderEliminar