terça-feira, 6 de outubro de 2009

Conta Corrente: 99 anos de República


O meu post de hoje é breve e conciso.

Que balanço podemos fazer de 99 anos de República (em traços gerais)?
  • A I República foi um dos períodos mais negros da nossa história:- 45 governos em 16 anos;- economia em desaceleração e pobreza (quase) generalizada;- participação na I Guerra Mundial;- “luta de galos”: Afonso Costa, Brito Camacho, António José de Almeida e Bernardino Machado (árbitro)
  • II República:- 28 de Maio (apesar de tudo um dos verdadeiros e genuínos movimentos patrióticos e cívicos de todos estes 99 anos)- Estado Novo
  • III República:- Se exceptuarmos a “lufada de ar fresco” que foi Francisco Sá Carneiro, há muito pouco de que, verdadeiramente, nos possamos orgulhar (só consigo, verdadeiramente, ter admiração pela obra de Cavaco Silva)- Mário Soares é um monárquico, marialvista “reciclado” de laicismo-socialista-jacobino …

São os 100 anos desta série de "maravilhas" que nos prepararamos para comemorar daqui a 1 ano?

E é também para esta "festa" que cada português vai contribuir com 1 Euro?

Sim! É que a Comissão do Centenário da República já tem em seu poder 10 milhões de Euros para gastar ...

2 comentários:

  1. Surpresa? 0. Também não me admira que elogies os icons do PSD e despreses os outros lol (Acho que todos sabemos as tuas cores :)).
    No entanto... concordo contigo num ponto. 10 milhoes de Euros é um absurdo total. Alias, isso é um despesismo exagerado, cujo objectivo não é comemorar a republica.... Ou será que é? Estão a considerar a republica com o tempo da ditadura também? Acho que agora já roça o ridículo. No meu conceito de republica, ditadura não entra nos cálculos.
    Ah pois esqueci-me, temos 6 milhões de benfiquistas em Portugal, cuja aptidão para fazer contas histórias em anos é exemplar!... Basta recordar a última data de anos do clube lol.

    ResponderEliminar
  2. O meu elogio a "ícones do PSD" (referias-te a Cavaco Silva, bem sei) deriva do facto de ter sido este (1985-1995) o período em que o país mais cresceu e mais se desenvolveu (como sabes são conceitos distintos, mas cuja complementaridade é essencial para que o país evolua ...).

    Reconheço que Mário Soares teve um grande contributo para a estabilização da democracia. E na contenção do comunismo ... mas, pessoalmente, acho que isso é muito pouco para quem esteve tantos anos na política activa ... Muito pouco mesmo

    O resto: a questão dos diamantes com Angola, o caso de Camarate, a noç~~ao de que a política é uma monarquia: transmissível, por exemplo, ao filho ... e uma terceira candidatura presidencial que foi uma humilhante derrota e uma saída "pelo fundos"

    No restante, subscrevo inteiramente o teu comentário

    ResponderEliminar