quarta-feira, 29 de abril de 2009

Melomanias - Delfins: Aquele Invermo


Uma excelente (para mim a melhor) música dos Delfins, que recorda as dificuldades e os horrores físicos e psicológicos da Guerra Colonial.

Algumas frases marcantes da (excelente) letra:

"um soldado perdido em terras do ultramar ... por obrigação ... aquela missão"

"combater na selva sem saber porquê e sentir o inferno de matar alguém"

"e quem regressou guarda a sensação que lutou numa guerra sem razão"

"sempre a palavra ... a palalvra nação ... que os chefes trazem e usam ... para esconder a razão"

"perguntou ao céu: será sempre assim? ... poderá ter o inverno nunca ter um fim? ... não sei responder ... só talvez lembrar ... o que alguém que voltou a veio contar"



Um excelente documento (até do ponto de vista pedagógico) para incentivar as novas (e não só!) a geração a olharem para a guerra como ela merece ser olhada: uma inutilidade.

E viva os Delfins!

2 comentários:

  1. Ainda me recordo de quando analisamoas esta música na FLUP! Já lá vão três anos desde que acabei o meu tão amado curso, e sinceramente, algo ficou, quanto mais não seja a lembrança, ainda que ténue.

    A Guerra Colonial foi algo que nos marcou, que marcou a minha família, e penso que não devemos estar indeferentes. Embora culpe a administração da época por excesso de zelo e falso moralismo, encoberto pela garantia de que aqueles territórios continuariam a ser nossos; mas que não o foram. Talvez daqui a uns anos, sejam essas colónias por quem tantos suaram e derramaram sangue e lágrimas, potências à escala global, como se quer vir a tornar o país do Mao... E já faltou mais!

    ResponderEliminar
  2. Caro Hugo, boa tarde

    É verdade ... bons velhos tempos!

    Sim, esta música retrata de facto toda uma época carregada de vivências contraditórias. O Ultramar era Portugal, mas provavelmente os povos já ansiavam pela sua autodeterminação sem estarem à espera do centralismo lisboeta (como eu os compreendo)...

    Contudo, não nos podemos esquecer que a nossa colonização (não será antes: abandono!) foi vergonhosa e não nos dexará bem na fotografia.

    A China está a apostar num modelo de desenvolvimento que, mais cedo ou mais tarde, vai acabar por fazer o país implodir. Os contrastes sociais são assustadores

    ResponderEliminar