segunda-feira, 8 de junho de 2009

A(s) Vitória(s) e a Derrota


A passada noite trouxe - para muitos incautos - surpresas inimagináveis há umas semanas atrás ...

Suponho - na minha ingenuidade - que estes "incautos" não viajem em transportes públicos, não vão ao mercado ou à mercearia, não vão ao futebol ou a qualquer outro distinto "ajuntamento" de cidadãos (já não falo em manifestações ...!) e que, portanto, desconheçam o sentir e o pensar popular ...

Porque só assim é possível que não tenham percebido que o grande derrotado fosse o PS e as suas políticas trauliteiramente fascizóides, polvilhadas de um cripto-estalinismo e de uns laivos de castrismo!

Mas vamos ao que interessa: a quem ganhou!

Julgo que todos reconhecerão - mais ou menos, com maior sofrimento ou com mais satisfação - que o grande vencedor foi o PSD, que teve que lutar de forma aguerrida nesta campanha eleitoral contra 3 forças principais: a "indústria" das sondagens, a "máquina" de propaganda governamental e o facto-político-consumado de que Sócrates era invencível e que as eleições iriam ser - pese embora a sua manifesta incompetência! - um passeio!!!!

Por outro lado, Manuela Ferreira Leite mostrou "garra" e capacidade de liderança ao afirmar a sua linha política, o seu candidato e ao dizer quem mandava dentro do PSD! Manuela tinha nesta contenda eleitoral 2 batalhas: a interna - que venceu com distinção ao mostrar aos putativos candidatos a líder do PSD que está para ficar e de boa saúde política; e a externa - mostrar aos Portugueses que era capaz de corporizar uma alternativa política de verdade e de competência em contraste com os "sound bites" inconsistentes deste governo.


É preciso não esquecer que Paulo Rangel foi uma escolha pessoal da líder - para desagrado de muitos - e que se revelou uma agradável surpresa para muitos e uma "certeza" confirmada para outros. Outro grande vencedor destas eleições e, sobretudo, uma esperança para o futuro político de Portugal numa razoável hipótese de poder ser Presidente do PSD no largo prazo.

Outros vencedores:
  • o BE: que passa a terceira força política e consegue 3 deputados (!?)

  • a CDU (PCP-PEV): que se consolida e sobe na votação

  • o CDS-PP: que as empresas de sondagens há tanto tempo andam a tentar enterrar, mas no qual a população teima em continuar a apostar, tendo subido a sua votação (Parabéns pela moção de censura e, sobretudo, por aquilo que ela pode representar para o CDS: a apresentação de um programa político alternativo!)

  • Laurinda Alves - rosto no qual o MEP apostou e que lhe valeu alguns milhares de votos (cerca de 2% da votação)pela sua consistência e brio intelectual

  • E finalmente: Portugal - porque ganhou consciência de que, em Democracia, não estamos fatalmente destinados a aceitar passivamente a mediocridade governativa!

VIVA PORTUGAL!




3 comentários:

  1. E já agora ... também os leitores do "Verdades Portuguesas" disseram de sua justiça (61% considera Paulo Rangel o melhor candidato)

    As sondagens deste centro de estudos são credíveis

    ResponderEliminar
  2. Carissimo Amigo
    Portugal disse 'basta' a um ditador!
    E muitos votaram para além das suas próprias ideologias...votaram em nome da revolta q se vai alastrando de N a S do país.
    Aguardo com alguma expectativa a nova governação c assento em Bruxelas!
    Abraço
    Conceição Osório

    ResponderEliminar
  3. Caríssima Conceição

    Foi uma noite espantosa!

    Este é apenas o primeiro "round" de um grande combate pela democracia e pela liberdade!

    Perdeu a arrogância, a prepotência e a petulância!

    Concordo absolutamente consigo e espero que com o novo mapa político em Bruxelas e Estrasburgo as coisas possam melhorar a nívl comunitário

    Um grande abraço

    ResponderEliminar