quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Imagem do Kaos: (mais uma) Saramagada

Enfim ... quando se chega a "grande" sem se ter grandeza (de carácter) ... é pena!

6 comentários:

  1. O José Saramago é uma grande vergonha para Historia de Lingua Portuguesa. Ele não sabe usar pontuação, ele não sabe usar as figuras estilo e nem sabe usar figura do narrador nas suas pseudo-obras.
    Foi lamentavel ele ter ganho o premio Nobel da Literatura.
    Para agravar a situação o José Saramago é traidor de patria comuna.

    ResponderEliminar
  2. José Saramago é um daqueles vermes, que se alimenta do pessimismo, do cinismo, das meias verdades e da hipocrisia!

    A sua Cruzada contra a Igreja é antiga ... mas cada vez a sua credibilidade para (presumir) discutir textos sagreados é menor!

    É inacreditável que possa dar um prémio nobel a quem escreve tão mal!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Deixando claro que considero gratuitas e desbocadas as afirmações de Saramago sobre o cristianismo, não concordo com as vossas palavras sobre a qualidade literária do escritor. Quem quer que tenha lido o Memorial do Convento (cujo princípio está aqui) ou a Jangada de Pedra e não entenda a genialidade com que Saramago consegue operar a fusão da herança do Pe. António Vieira, Camilo, e Eça de Queiroz, pode dizer mal da sua escrita. Cumpre não confundir as coisas: não tenho menor problema em repudiar a ligação de Almada Negreiros ao Estado Novo, mas o homem escrevia brilhantemente; considero ominosa a ditadura militar brasileira, mas Nelson Rodrigues, um seu apoiante, é quanto a mim um dos melhores contistas da língua portuguesa. E assim por diante. Subjugar o gosto à posição ideológica é empobrecedor e acarreta injustiças graves - sendo que, curiosamente, é um erro apontado com muito mais regularidade à Esquerda do que a quem está do vosso lado...

    ResponderEliminar
  4. Caro João, boa noite

    Devo dizer-te que não concordo contigo quanto a Saramago: uma coisa é fazer boa pesquisa histórica e ter um bom "argumento" - como no Memorial, ou no ano da morte de Ricardo Reis, ou na História do Cerco de Lisboa (acho que até estou a ser generoso) - (e isso reconheço-lhe), outra completamente diferente é escrever bem, é transmitir eloquentemente as palavras, as frases (de forma compreensível) e tudo aquilo que se quer passar ao leitor.

    Saramago pode ser genial (!), mas a sua escrita é desconexa, não respeita as regras básicas da gramática (será bom só porque não as cumpre? e isso é "fixe"?) e insulta milhares de escritores mundiais que escrevem bem e não ganharam um nobel só porque não são do "sindicato" (ainda hoje o convidado de Rodrigues dos Santos nas "Conversas de Escritores" disse que o Nobel da Literatura é "uma lotaria" - ora política, ora étnica).

    Concordo em absoluto com a segunda parte do teu comentário - o facto de um dado escritor ter uma determinada ideologia política em nada deverá interferir com a análise do que realmente importa: o conteúdo da sua obra.

    Em sentido conrário, deixa-me citar os casos de Malraux (e Camus) - em França e de Gorki - na URSS

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Gostei duma frase que li num destes dias numa rua do Porto que diz tudo sobre o escritor português:
    " JOSÉ, SER AMARGO"
    Concordo plenamente com o anónimo autor e quero partilhar.
    Um abraço Gonçalo

    ResponderEliminar
  6. Querida Paula Pedra, boa noite

    Muito Obrigado pelo teu comentário e pela tua passagem neste nosso canal privilegiado de comunicação ...

    Tenho muita estima e consideração por ti :-)

    Acho que a tua frase resume tudo sobre os ressabiamentos de Saramago ...

    Obrigado por nos "visitares". Um abraço

    ResponderEliminar