quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A Queda de um Anjo


Notícia de ontem: o treinador Luiz Felipe Scolari - para os amigos, em 3 variantes: "Felipão", "Sargentão" ou, mais recentemente, "Big Phil" - deu uma prova de longevidade ao serviço do Chelsea ao conseguir passar a barreira psicológica do Natal enquanto técnico do emblema londrino (no Sporting costuma sera a meta principal dos treinadores).
Vale a pena olha para o currículo de Scolari enquanto treinador e os títulos que venceu nos grandes palcos internacionais:

"No início da sua carreira como treinador, conseguiu alguma notoriedade à frente do Grêmio Esportivo Brasil, conseguindo o título de Campeão do Interior do Rio Grande do Sul e o segundo lugar no Campeonato Gaúcho. Após passar pelo Al Sabbab, na Arábia Saudita, Scolari treinou o Criciúma, clube com o qual conquistou o seu primeiro título nacional, a Copa do Brasil de 1991.Em 1993, iniciou um percurso triunfante de quatro anos durante os quais alcançou Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Taça dos Libertadores, Recopa Sul Americana, Taça Mercosul à frente do plantel do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.Em 1997, foi convidado para treinar o Palmeiras e, durante a sua permanência neste clube, conquistou, novamente, tanto o título nacional como a Copa dos Libertadores da América. Após uma breve passagem pelo Cruzeiro, Luiz Felipe Soclari tornou-se o treinador da selecção brasileira em 2001, pegando no «escrete» numa fase difícil na qual até o apuramento para o Mundial da Coreia e do Japão parecia posto em causa. O seu carisma impôs-se e Luiz Filipe Scolari tornou o Brasil Penta Campeão Mundial, em 2002" (Fonte)
Para além destes títulos ganhos no Brasil, Scolari venceu ainda, ao serviço do Al Qadisia a "Taça do Emirado" e a Taça Asiática enquanto Seleccionador do Kuwait.
Ou seja, Scolari é claramente melhor treinador no Brasil que no resto do mundo ... Será que os clubes brasileiros não precisam de treinador?

4 comentários:

  1. Pah, o gajo é brasileiro, é normal... Agora não percebo se mais alguém percebeu, mas o futebol brasileiro não é o europeu :).

    ResponderEliminar
  2. Com esta coisa de cada vez mais jogadores se naturalizarem, acho que as fronteiras identitárias se estão a perder ...

    Somos todos irmãos ... AMEN

    ResponderEliminar
  3. Fabuloso artigo de Jorge Maia n'"O Jogo" que ilustra exactamente o que penso sobre Luiz Felipe Scolari, do ponto de vista do treino

    http://www.ojogo.pt/25-2/artigo782004.asp

    Eu até fui um pouco mais longe como viram neste artigo

    ResponderEliminar