sábado, 21 de março de 2009

Inquisições de ontem e Inquisições de hoje


No princípio, diz a Bíblia era o verbo ...

A Inquisição foi um tribunal criado pelo Papa Gregório IX (pontificado: 1227-1241), no século XIII, com o objectivo de orientar espiritualmente as "ovelhas tresmalhadas" do rebanho da Igreja. Pela palavra, pelo conselho, pela "direcção" do espírito ... A direcção deste tribunal - também conhecido por "Santo Ofício" - foi entregue à Ordem Dominicana (ou Ordem dos Pregadores).

Um dos rostos mais sinistros da Inquisição medieval foi retratado pelo sublime escritor Umberto Eco, no seu "Nome da Rosa", quando apresentou a figura de Bernardo Gui, inquisidor de Toulouse.

Em Portugal, a Inquisição instalou-se a pedido do nosso rei D. João III - note-se que o rei era um homem extremamente religioso - numa altura em que o papel da Inquisição foi um pouco desvirtuado (já não era, fundamentalmente, o de orientação espiritual, mas de punição das heresias e "desvios"), Portugal acabou por "desligar-se" um pouco da tradição de tolerância religiosa que vinha sendo construída desde o reinado de D. Afonso Henriques e seus sucessores.

Hoje em dia, há novas inquisições: as grandes autoridades que vêm falar em campanhas negras; que boicotam, sistematicamente, TUDO o que a oposição propõe (de bom e mau!); o afunilamento intelectual de quem diz que quem critica o CHEFE está a "surfar a onda" do descontentamento ...


Estas novas inquisições não nos tocam no corpo (com autos de fé ou castigos na carne), mas atacam-nos na nossa inteligência e fazem terrorismo psicológico para que cheguemos a uma só conclusão: só SÓCRATES é que poderá salvar Portugal ...

2 comentários:

  1. Desculpa que te diga isto, mas não percebi nada. Estás a falar do quê ao certo? Alguma proposta que pensas que deveria ter passado ?

    PS: A inquisição de que falas é a dos grandes interesses, a das empresas e etc, que sustentam os poderes estabelecidos. É um tanto óbvio que estas queiram que todos sigamos quem eles puseram no poder... Penso eu.

    ResponderEliminar
  2. Refiro-me ao primado de um pensamento único que é veiculado pelos actuais detentores do poder.

    Essa forma única de ver a realidade é uma forma de inquisição simbólica. É, por um lado, levar as pessoas a pensar dessa forma e, por outro lado, punir quem assim não pense.

    Mas aquilo que escreveste no teu "post-scriptum" é bem verdadeiro

    Um grande abraço

    ResponderEliminar