domingo, 15 de março de 2009

O Sucesso de 4 Anos - Os Erros do Magalhães


Para além de já sabermos que o Magalhães não é - nem nunca foi - o primeiro "portátil português" (já que é o famoso "Classmate" da Intel), acrescentamos ao novo "rol" das surpresas (só para quem não conhecer o "modus operandi" deste governo) o facto do software - que deveria servir para ensinar Língua Portuguesa às crianças - estar repleto de erros ortográficos e de imprecisões gramaticais.

Nada de surpreender, porém, quando já se percebeu que a maioria das coisas que nos dizem que vão ser feitas são, na realidade, fantasias e anúncios. Mas o principal problema deste caso Magalhães está na minha opinião, nos seguintes pontos:
  • No facto de se ter promovido, por via oficial (ou seja, do Ministério da Educação), um conjunto de aplicações pedagógicas sem o mínimo rigor científico, nem linguístico.

  • Na promoção internacional de um produto que se afirmou, à boca cheia, ser português e que foi apresentado, vergonhosamente, em cimeiras informais da UE e junto de grandes democratas, como Chávez

  • Para além disso, há ainda o aspecto plutocrático: a empresa JP Sá Couto encontrou na comercialização deste produto uma verdadeira (não galinha) mina de ouro!

Resumindo:

  • Os actuais responsáveis do Ministério da Educação são uns incompetentes

  • A vigarice é promovida internacionalmente e traz descrédito para Portugal

  • O novo acordo ortográfico parece já trazer o pano de fundo da mediocratização da língua

Partilho inteiramente da opinião expressa por Octávio Teixeira no programa da Antena 1 "Conselho Superior", na passada quinta-feira.

Mas tudo parece normal vindo de uma cáfila de incapazes e de um M.O que Manuela Ferreira Leite descreveu muito bem:

"estamos perante um longo intervalo publicitário"

Apetece-me mudar de canal!

2 comentários:

  1. O que não invalida, se me permite que Manuela esteja a recuperar no discurso quanto ao investimento público até aqui era só asneiras.
    http://tinyurl.com/bmo557

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos Santos

    Sim, há de facto uma melhoria. E esse salto qualitativo resulta das consultas que a líder do PSD tem feito junto de organizações várias: CAP, Movimentos Sindicais, auscultação de responsáveis de PME's no fórum "Portugal de Verdade" e agora as comunidades emigrantes

    Como diria julgo que Unamuno, "el camino se hace caminando"

    ResponderEliminar