sábado, 3 de janeiro de 2009

A Francesinha e o Croque-monsieur

Os portugueses sofrem de falta de auto-estima crónica. Pelo menos é o que toda gente diz. Não tenho dúvida que de facto temos pouco respeito pelas nossas qualidades e as vezes até desprezamos os esforços dos nossos grandes compatriotas, mas, a meu ver, o problema de Portugal é a preguiça crónica.
Pessoalmente, sempre achei que a preguiça é a mãe de todas as vitudes. Afinal de contas, sem preguiça não havia maquinas de lavar e secar, computadores, carros e, no caso português, MultiBanco e ViaVerde. Mas tanta preguiça também é demais, cum catano! Como se justifica que tão pouco riqueza tenha sobrado de um dos impérios mais ricos da História?
Os portugueses queixam-se muito mas fazem muito pouco para mudar o estado das coisas. Sim, porque greves não chegam nem são uma panaceia para os problemas do país. Portugal não é mais pequeno que a Suiça, que Belgica, ou Luxemburgo (!), não são mais estupidos que os outros (mas realmente precisamos de mudar o nosso sistema de educação) e temos muita coisa para oferecer ao mundo.... como, por exemplo, a Francesinha.
Sim, a Francesinha, essa iguaria Nortenha que faz as delicias de miúdos e graúdos de todo o País. A Francesinha, baseada na sandwich francesa
Croque-monsieur, é um bom exemplo do que está mal neste país. Os franceses conseguiram estabelecer uma imagem mundial de qualidade e vendem fora de fronteiras as suas sandwiches, a sua roupa, a sua aguinha del cano (de Evian), etc . Os portugueses têm de fazer o mesmo: não precisamos de produtos melhores do que ja temos, precisamos é de pôr mãos à obra e criar uma imagem de marca la fora. Porque afinal, a Francesinha até é bem superior ao Croque-monsieur.

Sem comentários:

Enviar um comentário