segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

João Aguardela


Fiquei agora mesmo a saber que faleceu o jovem músico português João Aguardela (1969-2009), a grande figura dos "Sitiados" e de outros projectos como os "Linha da Frente", "Megafone" e, mais recentemente, os "Naifa". Tinha 39 anos de idade e faleceu de uma das doenças mais irritantemente persistentes do nosso novo século: o cancro.

Lembro-me bem de ouvir os Sitiados quando era criança (o grupo surgiu em 1992, precisamente com o álbum "Sitiados") e das suas inconfundíveis músicas "Vida de Marinheiro" (1992) e "Vamos ao Circo" (1994) - tinham um estilo irreverente, apaixonadamente juvenil e talentoso. Quando ouvi na Antena 1, no noticiário das 17h, a notícia da sua morte, a peça radiofónica focou uma dimensão da sua carreira de produtor e músico que desconhecia: a luta persistente que travou pela preservação das tradições orais portuguesas e do nosso folclore.

É sempre pena desaparecer um grande músico, mas mais ainda quando ainda tinha tanto para dar. Entretanto, recordemos os seus trabalhos mais marcantes (a música "Aboio", dos Megafone; "Monotone", "A música" e "A verdade apanha-se com enganos" dos "Naifa").

Sem comentários:

Enviar um comentário