sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Pombinho Grelhado

Uma nova especialidade madeirense promete ser, este mês, o pombinho grelhado. Quem não gostar, poderá certamente comer pombinho estufado ou frito. Nesta altura o leitor deverá estar-se a perguntar o porque destes pratos serem especialidades madeirenses. Alguma diferença no seu método de confecção ou preparação ? Não. A diferença é... o pombo em si. Trata-se do Pombo Trocaz. Aquela espécie ameaçada exclusiva da Madeira sabem ? Pois é. Aparentemente a melhor maneira para combater um flagelo crescente para a agricultura madeirense é precisamente o abate a tiro destas aves. Eu gosto é particularmente das expressões que li no expresso:

"Trata-se de um abate "selectivo e localizado" de algumas centenas de indivíduos que visa o "afugentamento" das aves,"

Ora bem, vejamos o que está dito. Se lermos a expressão literalmente, conclui-se que ao matar as aves, estas fogem. Não sabia que as aves mortas fugiam. Por outro lado, e assumindo que estes sabem o que fazem, no fundo não estão a pensar a longo prazo. Ou seja, assumindo que as aves possuem um certo tipo de consciência, esta geração sabe que não deve ir para aquela zona sob o risco de morte. Mas a próxima desconhece este facto, e mais cedo ou mais tarde, irá parar aquela zona. Não basta estarem a abater uma espécie em vias de extinção, como também estão a tomar pedidas apenas provisórias.
Por outro lado, também não existe consciência do que a extinção de uma espécie poderá provocar no meio ambiente. Todo o ecossistema madeirense poderá sofrer caso esta espécie, de facto, se extinga. Se eu estivesse no governo madeirense, pensava melhor antes de tomar este tipo de medidas, mas a ignorância tende sempre a prevalecer...

Noutro assunto, aparenta que a neve vai chegar a Portugal, e a zonas pouco convencionais... Aparentemente. Mesmo que tal não suceda, toda a gente já sente o frio pouco vulgar, mesmo nesta época do ano, "famosa" pelo seu "briol". Na minha opinião, trata-se de um aviso a algo que irá acontecer inevitavelmente, que provavelmente será a mudança do clima para mais uma época glaciar, tal como ocorreu á já alguns milhares de anos. Lembro, no entanto, que este tipo de clima é potencializado pelo aquecimento global antes da "glaciação", e que esta ocorre como uma medida natural do nosso planeta numa tentativa de estabilizar a temperatura. O que me incomoda no meio de tudo isto é simples. A temperatura subiu vertiginosamente devido a gases como o metano e o dióxido de carbono.... Será que nas anteriores épocas glaciares estes gases existiam na atmosfera? O que será que se sucedeu ? Infelizmente, estou com um grave pressentimento que vamos viver quanto baste para descobrir ....


Links:
(Expresso - Pombo Trocaz)
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/490973
(Expresso - Neve)
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/490991

1 comentário:

  1. Em termos históricos, as fases de aquecimento/glaciação são naturais e correspondem, como disseste, a tentativas do próprio planeta fazer a regulação e estabilização da temperatura. A questão é, na minha perspectiva, outra: será que os tais "gases de efeito de estufa" aceleram e potenciam estes efeitos (que são inevitáveis e fazem parte dos ciclos planetários)? Será que podemos continuar a manter o nosso nível de vida e a nossa actividade industrial (com cautelas e controlo, claro), mas sem prejudicar a marcha da nossa civilização? Vai um pombinho grelhado?

    ResponderEliminar