quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Mulheres que fizeram História - Marie Curie





Nasceu a 7 de Novembro 1867, em Varsóvia, a mulher que em 1903 recebeu o Prémio Nobel da Física juntamente com o Marido, Pierre Curie e Becquerel.
Maria era o seu nome de baptismo e aquele que após ter abandonado o seu país Natal, a Polónia, veio a converter no seu equivalente francês, Marie.
Marya Sklodowska, filha de Vladyslaw Sklodowski (professor de física no liveu da cidade), ingressou na Faculdade de Ciência da Sorbonne em 3 de Novembro de 1891 onde passou a ser conhecida como Marie.
Foi numa reunião em casa de Kowalski (professor polaco de física que se encontrava de visita a Paris) que conheceu Pierre Curie com quem casou em 1895.
Em 1898, as experiências encetadas por Marie e Pierre Curie permitem-lhes concluir que a Pecheblenda continha um elemento até então desconhecido e cuja radiação emitida é superior à esperada a partir do urânio que contém.
A pesquisa da radioactividade torna-se na coisa mais importante das suas vidas. O que Pierre e Marie então desconheciam eram os efectivos efeitos nefastos associados à sua notável pesquisa.
Após a morte de Pierre Curie, Marie dedica-se ainda com mais afinco ao trabalho. Como recompensa do seu labor consegue obter um grama de rádio que sem hesitar ofereceu à Universidade.
Marie recebeu o Nobel da Química pelo isolamento do rádio em estado puro em 1911.
Com o estalar da Primeira Guerra Mundial Marie apercebe-se dos problemas quanto à falta de unidades de raios X e, prática como sempre, estrutura uma frota que passou a ser conhecida como "As pequenas Curies" e que tinha como primordial objectivo levar o precioso auxiliar de diagnóstico a todos os campos de batalha franceses.
Findo o conflito a fama faz com que se sinta embaraçada, efectivamente, após receber dois prémios Nobel, seis outras nomeações e enquanto sócia honorária de mais de oitenta sociedades científicas, Marie prevalece humilde. De facto, como disse Einstein "Marie é entre as pessoas nomeadas a única que a fama não corrompeu".
Madame Curie, a sonhadora, faleceu no dia 4 de Julho de 1934 tendo afirmado um dia que "Os sonhadores não merecem a riqueza, porque não a desejam...".

3 comentários:

  1. Cara Salomé

    Felicito-te pela nova rubrica e por esta primeira entrada. Uma óptima escolha!

    Marie Curie é a prova da intuição e da capacidade criativa que o sexo feminino possui.

    Aproveito para te enviar um abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. Como alguém que eu conheço diria ...
    "As grandes mulheres não se medem pelos seu dinheiro, nem pela sua fama, nem pela maneira como se vestem... Mas sim pela forma como agem."
    Acho que está tudo dito ;).

    ResponderEliminar
  3. eu achei esse texto bem informativo e concordo com o comentário acima .... achei também que a história tem bastante conteúdo!!

    ResponderEliminar