quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Portugal momento "Zen"


"Não há GPS para a crise, temos de nos guiar pelas estrelas, o problema são as nuvens" Teixeira dos Santos

Depois desta frase genial de Fernando Teixeira dos Santos, que julgo fará roer de inveja Maya, Paulo Cardoso e Miguel de Sousa, pouco me resta acrecentar. A frase é, por si só, evidente: Portugal vai procurar a resposta para a crise regressando (uma vez mais) ao seu passado multissecular de civilizador e descobridor para reiventar uma técnica que parecia perdida no tempo - a navegação astrnómica!

Sim, caros amigos! A arte de bolinar já não nos basta! Precisamos de algo mais metafísico, mais espiritual, deixando que o Ministro de Estado e das Finanças seja o nosso "guru" ... Deixemo-nos levar, portanto ... Mas cuidado com as nuvens!
O problema é este: Portugal está necessitado do seu "momento zen"! Não sei se será ao género do "show" de John Stewart e Steve Colbert, mas falta criatividade e magia aos nossos políticos para fazer saír Portugal de um abismo cada vez mais próximo.
Um sugestão: vamos fazer como no nosso PC: Hibernar (suspender), Reiniciar ou Encerrar?
Como patriota que sou (com pouca disposição para fazer desaparecer todo este legado histórico e, tendo em conta que, agora, já nem a Espanha nos quer) eu diria que, ou recomeçamos isto tudo de novo (mandando vir para cá, não borgonheses e leoneses, mas talvez tibetanos e alguns judeus empreendedores), ou hibernamos (como os ursos, no inverno e acordamos na primavera encantados com a nossa gastronomia!). Aceitam-se votações!

7 comentários:

  1. O poder judicial e os tribunais que investiguem e taixem os negócios ilícitos e as lavagens/branquamentos de dinheiro! Apanhem, prendam e julguem os culpados! BPN e BPP? Nacionalização dos mesmos? Porque não extinção? Só quando a Justiça e os seus orgãos acordarem e começarem a agir contra esta criminalidade barata, Portugal emergirá economicamente e sairemos desta crise, que a adivinhar, até 2013 será profunda!

    ResponderEliminar
  2. Caro Silvestre

    Para essa "moralização" de que falas, o país tem que voltar a acordar de cara lavada. Nesse sentido, acho que precisamos de parar para pensar (coisa que fazemos pouca nesta sociedade do instante) e "reiniciar" a nossa alma nacional.

    Temos que (re)inventar Portugal

    ResponderEliminar
  3. Como não há uma limitação às opções, votei nas 3, assim pode ser que tenhamos mais sorte.

    ResponderEliminar
  4. Caro Luís

    Deixa-me que te diga, com toda a amizade, que a tua opção é exactamente o que o país não precisa: estar de bem com Deus e com o Diabo!

    O País precisa de uma ruptura com tudo o que temos visto até agora! Nem que seja preciso fazer "sangue"!

    Reinicie-se Portugal!

    ResponderEliminar
  5. Como sempre, sou um pouco mais radical que o normal... Já me disseram que sou muito binário, e de facto, sempre oscilei entre o 0 e o 1. No entanto, neste caso, a minha opinião é simples, e divide-se em duas alternativas:

    É impossível dar a volta a este pais a menos que os olhos de TODOS se abram e vejam que é possível ser melhor, que é possível melhorar este inferno abrasador em que vivemos, e trabalhar para tal. Mas esta é apenas uma das condições... A segunda, é que deixem de ser uns cães egoístas (desculpem-me os elogios) mais interessados em encher o umbigo do que em melhorar o pais. Como dizia... é impossível.

    Então perguntam-se... Qual é a segunda opção ? Simples... Já está mau ? Então deixemos ficar mal ou ainda pior (como aqueles que enchem o umbigo querem). Quando baterem no fundo, perceberam o que andaram a fazer...

    Dadas as alternativas, o meu voto é simples. DESLIGAR.

    ResponderEliminar
  6. Caro Adriano

    Compreendo a tua revolta ... Mas acho que isto está quase no charco e urge fazer alguma coisa ...

    Desligarmo-nos desta mediocridade e desta falsidade sim! Mas para ligarmos o quê? E a quem?

    Gente boa e pura precisa-se. Um grande abraço

    ResponderEliminar
  7. Mas a minha opção não era para agradar a gregos e troianos. O que eu queria dizer é que não me pareça que exista uma solução única.
    Há coisas que são necessárias desligar (autismo do governo por exemplo), outras que se devem re-iniciar (o sistema de avaliação dos professores, etc.) e outras que não seria mau hibernar (aumento do défice, do desemprego, ...)
    Ainda assim há coisas que valem a pena manter ligadas, como por exemplo... hmmm, só um segundo, está mesmo debaixo dos dedos. Eu vou lembrar-me.
    Ah! Já me lembro, não, foi-se.

    ResponderEliminar