domingo, 25 de janeiro de 2009

Surpreendente...

Noticia de última hora!! Vale e Azevedo dá morada falsa a juiz inglês!! Alguém vê aqui alguma coisa de surpreendente ? Claro que não .... Estamos a falar de alguém que usa a trafulhice de um modo sobejamente conhecido. Se já da primeira vez que ouvi falar da aquisição desta casa, achei muito estranho como é que ele tinha tanto dinheiro, acho estranho que o juiz inglês não tenha pedido uma prova da nova morada. Nota-se que não conhece a "peça"...

Num outro assunto, gostei de saber que ainda há quem prefira a cultura ao invés da estupidez. Ver um futebolista trocar os pontapés na bola pela musica é algo deveras interessante. Neste caso, o jogador do West Ham vai tocar saxofone, e vai ser bem pago... E é algo que deveria acontecer sempre.

Um grande homem... Daniel Tammet. Recomendo a entrevista que este fez á Scientific American. O meu pai uma vez disse-me... "Não tentes decorar as coisas, compreende-as". Palavras sabias. Apesar de ainda hoje muitas coisas me escaparem á compreensão, esta entrevista aborda muitos tópicos interessantes, desde a memorização, ao facto de a maioria dos intelectuais serem anti-sociais. Mas o que eu acho importantíssimo é a questão do... QI. Hoje em dia, não existe trabalho minimamente bem remunerado no qual não façamos um teste de QI. Todas as empresas querem saber o que valemos em QI, o que eu também acho ilusório. Por um lado, sabem parcialmente aquilo que nós somos capazes. No entanto, tal como ele refere, o teste de QI é uma simplificação da inteligência. Também não conta com algo tão simples e importante como a criatividade, e outras capacidades intrínsecas do nosso cérebro. Só espero que tenhamos consciência de tudo isto...

Links:

Futebolista Inglês:
http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/38741
Vale e Azevedo:
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/492210
Grande Entrevista na Sciam:
http://www.sciam.com/article.cfm?id=savants-cognition-thinking

2 comentários:

  1. Caríssimo

    - Acho que os testes de QI são uma estupidez (de outra forma teríamos que rever os estudos de Freud sobre o "inconsciente" o "infra e o super ego", etc ...)
    - Gostei da ideia de que os intelectuais, por vezes, são misantropos - é um facto: eu iria mais longe, mais que misantropos, são egoístas e gostam de ver, apenas, o seu "umbigo"

    ResponderEliminar
  2. Sabes decerto que o meu entendimento sobre psicologia ronda o 0 absoluto... Não tive a oportunidade de estudar sequer o mais básico acerca disso.
    No entanto, tendo a concordar contigo no primeiro aspecto (como já postei). Relativamente ao segundo, é normal que assim seja. Eles não tem por tendência ver apenas o seu próprio umbigo, grande parte deles tenta observar e melhorar o mundo. Por outro lado, são pessoas que provavelmente cresceram sozinhas. Amadas pelos pais, mas a viverem e a crescerem sozinhas, não é de surpreender que sintam a sociedade de uma forma bem diferente da normal.

    ResponderEliminar